PEIXEBOI

MÚSICA PARAIBANA NA VEIA

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Baiãozinho NuAr (Sete Sóis) - Assis Medeiors

Assis Medeiros emenda regionalismo e rock ‘n’ roll Por: astier basílio - 29/09/2010 
Ao ouvir a pergunta: “de onde você é”, o cantor e compositor Assis Medeiros não hesita: “Sou paraibano. Só fiz nascer em Recife, mas fui à Paraíba com dois anos. Minha mãe mora aí, no Cabo Branco”. Residindo em Brasília, depois de uma temporada no Maranhão, Assis gravou um álbum duplo: Baiãozinho Nuar (Sete Sóis). “Não vejo incompatibilidade em tocar uma viola de dez cordas e uma guitarra, por exemplo. Os dois discos têm sonoridades completamente diferentes, tanto é que a canção de abertura de Baiãozinho está fechando o Nuar, só que com arranjos totalmente diferentes”.
O primeiro disco, como o nome sugere, tem uma levada mais regional. O segundo, vai numa linha mais rock, com uma guitarra mais presente, com um acento mais pop. Em ambos, porém, percorrem as referências à cultura popular paraibana e do maranhense.
Quando falamos em “baião”, no trabalho de Assis Medeiros, é bom dizer que não estamos diante do baião com triângulo, zabumba e sanfona. É uma releitura que vai nas sutilezas rítmicas de Luiz Gonzaga. “Minha mãe ouvia três artistas: Luiz Gonzaga, Roberto Carlos e Ivanildo Sax de Ouro”.
Na canção “Juazeiro”, o Rei do Baião já tinha como inspiração as melodias dos cantadores. E é esta canção quem se faz ecoar em “Coqueiro”, uma das músicas do disco de Assis.
Curiosamente, outra inspiração muito evidente é João Gilberto. Seja pela forma calma de cantar seja, conforme o próprio Assis lembrou na entrevista, pela preferência da dissonância. “Sim, João Gilberto é mesmo uma referência. Mais do que, inclusive, a bossa nova - eu nem aguento ouvir bossa”, confessa, rindo.
Apesar de ter tocado na noite - “comecei em uma barraquinha no Cabo Branco”, conta Assis -, o repertório dos discos é completamente autoral. Embora em alguns momentos dê para sentir ecos de Lenine, Assis nega qualquer influência. “Temos em comum as mesmas referências: Led Zeppellin e Luiz Gonzaga. Quando Lenine aconteceu, eu já tinha a minha formação musical consolidada”, explica.
Lançamento na Paraíba? “Não tenho uma data definida ainda, mas acredito que vai ser até mais fácil, pois todos os músicos que participam do meu disco são daí”.
BAIXE AQUI

Informações : myspace.com/assismedeiros


Nenhum comentário:

Postar um comentário